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sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Virtualização e Problematização




O vídeo “a criança e o consumo” apresenta alguns vídeos os quais mostram onde (nós) adultos devemos refletir diariamente sobre o que as nossas crianças estão assistindo

na mídia, pois esse apelo constante da mídia pode trazer grandes e futuros problemas para elas e para nós. Tais como: a Erotização precoce, o bullyng, a delinqüência, o consumo excessivo, as drogas, obesidade, etc.

Cabendo uma grande responsabilidade á família e nós educadores para delimitar o que as nossas crianças devam de fato assistir. Procurando mostrar, falar, discutir sobre temas morais, religiosos, reviver as brincadeiras lúdicas, trabalhar com as músicas, mostrando qual a mensagem que a letra da música quer nos transmitir. No texto de Nelson Preto ele mostra que na escola de hoje há muito conteúdo e poucas crianças sujando as mãos com tinta, fazendo experimentos, brincando de subir em árvores etc.

Nós como educadores temos o dever de modificar este sistema atual nos apropriando dos recursos da Cibercultura e como ele trazer de volta as experiências vividas por (nós) que fomos crianças das décadas de 80 e 90 não permitindo que nossas crianças fiquem refém das máquinas.

O vídeo do professor André Lemos nos proporciona a fazermos uma analise da importância da Cibercultura com o acompanhamento direto do educador. Sendo a Cibercultura de grande importância na medida em que ela proporciona ferramentas diversas que bem acompanhada permite ao professor um desenvolvimento da leitura e da expressão escrita e verbal do educando muito boa, criando uma vasta possibilidades de discussões sobre os temas lidos e propostos, podendo inclusive criar escritas colaborativas o que trará ao grupo um enorme crescimento .Mas sempre devemos lembrar que o contato físico deve sempre existir , se não, nos tomaremos reféns dessas máquinas. O autor também me fez refletir com sua frase que, no que se refere a tecnologia, devo priorizar não só a leitura, como a escrita em ambientes virtuais, já que segundo ele viemos de uma era chamada de Pré-digital” era esta em que nós fomos educados a ler muito ou um pouco de tudo.

O professor André Lemos também ressalta que a velocidade das transformações tecnológicas nos obriga a compreender a utilização de diversos equipamentos e ferramentas para problematizar nossa prática, nossa utilização com os nossos discentes, estando sempre receptivos para as inovações, mas tendo os devidos cuidados para não nos tornarmos reféns delas.

Para a educação, a questão crucial é perceber que toda essa mudança é uma forma de pensar e agir através de dois termos: virtualização que me permitir ler e problematizar as coisas, que eu vou constantemente atualizando na minha fala, levando aos alunos estarem sempre problematizando com a minha fala, fazendo escritas e a reescritas de informações.

Um comentário:

  1. Muito bom o seu comentário sobre o vídeo de Andre Lemos, a impressão que tenho é que já nos apropriamos da Cibercultura e não tínhamos dado conta.

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